terça-feira, 5 de julho de 2011

PARÁ DE MINAS PRECISA PREOCUPAR COM OS NOSSOS IDOSOS QUE HOJE SÃO PRATICAMENTE A MAIORIA .

Precisamos  de criar programas para a saúde do idoso!
Veja só o que precisamos em nosso município para melhorar a qualidade de vida dos idosos doentes.
Tudo que é bom deve ser copiado e não inventado!
Os idosos de nosso município que precisam de um atendimento especial,tem que sair de Pará de Minas ir para Belo Horizonte ou Divinópolis.
Esta é a questão, que eu dou de sugestão para os administradores de nosso município, ou pelo menos um programa  parecido, fornecendo médicos especialistas para os idosos sem precisarem de se locomoverem para outra cidades. Exemplo :
Oncogeriatria no Einstein
O Hospital Israelita Albert Einstein é a primeira instituição brasileira a contar com um programa de Oncogeriatria. Por meio de uma avaliação global do paciente - realizada em conjunto entre as áreas de geriatria, oncologia e equipe de enfermagem - o hospital tem oferecido novas possibilidades de tratamento a pacientes idosos.
O programa visa a um monitoramento e a avaliação global do idoso para que ele consiga receber e seguir o tratamento sem complicações. Além de oferecer mais segurança, é uma forma pioneira de prescrever o tratamento mais adequado para cada paciente.
O programa
É preciso conhecer não só a idade cronológica, mas também a idade funcional do paciente idoso, visto que se trata de uma população bastante diversificada. É possível, por exemplo,  encontrar uma pessoa com 80 anos sem nenhuma doença, e um outro indivíduo de 70 anos com múltiplos problemas e mais comprometido em sua saúde.
Os idosos merecem atenção especial e têm direito a um tratamento oncológico personalizado e efetivo
Para essa classificação, os profissionais do Einstein fazem uma avaliação geriátrica global desses pacientes. Além do seu histórico de doenças, são avaliadas as suas atividades básicas - como capacidades de independência, como tomar banho, comer e




andar; as suas atividades instrumentais - como lidar com dinheiro e preparar o seu próprio alimento; além da marcha, do risco de quedas e fraturas, do risco de internação, de interações medicamentosas (combinação com outros remédios), da sua cognição (memória), suas comorbidades e das suas fragilidades. O objetivo é sempre diagnosticar previamente qualquer risco que o tratamento possa oferecer. O paciente
é avaliado também socialmente. Por exemplo: com quem mora e quem vai ajudá-lo em casa.
"Os idosos merecem atenção especial e têm direito a um tratamento oncológico personalizado e efetivo que preserve sua reserva funcional, com a manutenção e a promoção de sua qualidade de vida. O programa faz um monitoramento da doença e também ajuda no gerenciamento do cuidado a esse idoso, que é fundamental para o sucesso do tratamento", explica a Dra. Theodora Karnakis, médica geriatra do Einstein e uma das coordenadoras do programa.
Avaliação dos riscos
Os riscos de um tratamento oncológico são os mesmos em pacientes mais jovens, mas nos idosos podem se manifestar de forma mais acentuada: anemia grave, perda de apetite, insuficiência renal, perda de peso, desnutrição profunda, depressão, aumento de internações e infecções, entre outros.
"Embora hoje em dia existam tratamentos oncológicos menos tóxicos e mais toleráveis, eles podem causar adversidades em qualquer idade. No caso dos idosos, dependendo de sua idade funcional, esse risco pode ser maior. Por isso, um programa como o do Einstein é fundamental para tratar essa população de forma personalizada e segura", afirma a geriatra.
O tratamento
Depois de uma avaliação customizada do paciente idoso, ele poderá receber - de acordo com sua avaliação geriátrica global - um tratamento personalizado.
Para determinados casos, o tratamento quimioterápico pode ter suas doses diminuídas e/ou divididas, reduzindo o seu potencial tóxico. Além disso, o paciente contará também com o monitoramento e a orientação dos seus efeitos colaterais junto aos seus cuidadores e familiares.
Responsabilidade Social
Além dos pacientes do hospital, os idosos que são beneficiados pelos projetos de responsabilidade social também estão sendo tratados sob os novos parâmetros estabelecidos pelo Programa de Oncogeriatria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário