terça-feira, 7 de junho de 2011

Desemprego depois dos 40 anos

- Parte da culpa também vem dos profissionais de recursos humanos que, ao invés de buscar o profissional mais adequado à vaga, se valem de preconceitos para a contratação.  Quem trabalha com RH poderia questionar as empresas nesse sentido.

“Quem foi que disse que pessoas mais velhas são improdutivas? O preconceito está sempre entremeado naquilo que deveria ser apenas uma aferição de caráter profissional, que nada tem a ver com cor, sexo, religião ou idade”,  
Também no cotidiano das empresas, a discriminação por causa da idade ainda continua. Normalmente muitos jovens são escolhidos para as promoções. Qualificação, disponibilidade e acesso à tecnologia estão entre os motivos alegados, por muitos profissionais que estão com mais de 40 anos.
Quando o assunto é idade, o que se observa é o atraso de muitas empresas, mesmo com o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Conhecimento e a inteligência emocional de profissionais mais velhos têm sido fator de êxito nas empresas, especialmente para cargos que exijam uma carga de responsabilidade e pressão muito fortes.
“É preciso disseminar cada vez mais o fato de que estes profissionais "mais velhos", em sua maioria, não são cheios de idéias pré-concebidas, nem vivem do passado. São profissionais capazes de acompanhar a evolução, se adequar a ela e, principalmente, entender o novo”.
Sou da mesma opinião que muitos analistas, neste assunto, muitas empresas escondem o preconceito em relação aos candidatos mais velhos. “Apesar de ser ilegal colocar limites etários, verifica-se que, alguém que passou dos 40 anos já é um velho para o mercado de trabalho brasileiro. Mesmo quando as empresas, devido à ilegalidade, não colocam uma faixa etária na divulgação da vaga, no momento do processo seletivo ocorre essa barreira”.
Empresários precisam mudar suas ideologias, somos maduros e experientes e temos muito para ajudar no crescimento de suas empresas, temos mais garra e coragem de vencer!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário